Com a presença de 700 convidados, o Grupo KION — por meio das marcas Linde, STILL e Dematic, em parceria com a Águia Sistemas — realizou o primeiro Intralogística Conectada na fábrica em Indaiatuba, entre 14 e 16 de agosto de 2018. O evento proporcionou aos visitantes uma experiência singular de imersão em soluções integradas para movimentação e armazenagem de materiais.
Na programação, os participantes falaram diretamente com os especialistas nas diferentes soluções, assistiram a uma palestra com cases de intralogística conectada nos diversos segmentos.
A visita foi estruturada em seis Gates, onde especialistas de produto apresentaram as diferentes soluções. O gate “Energia e Equipamentos Elétricos” teve comparativos de equipamentos e mostrou as aplicações adequadas e o uso de cada um destes, incluindo os diferenciais de cada bateria e seus acessórios. Em seguida, no gate “Automação”, foi explorada a gama de produtos autônomos atualmente disponível no mercado, como funcionam e sua adequações. Na área de Inovação, algumas novidades em softwares de gerenciamento de frota, indicadores de carga e outros sistemas foram apresentados. Na área de Armazenagem, foram conferidos sistemas de drive-in, por exemplo, mostrando ajustes em equipamentos para as diferentes necessidades dentro de um armazém. E diante da crescente demanda impulsionada pelo comércio eletrônico, houve duas áreas dedicadas aos temas Picking Fracionado e Picking Caixa Fechada, que foram apresentados com um sistema de estrutura push back.
No encerramento, os convidados assistiram a uma palestra do economista e apresentador Ricardo Amorim, do programa Manhattan Connection, da Globo News. Ele falou sobre as perspectivas do Brasil em 2019. “Estou otimista com a retomada do país, mas é preciso que cada um faça a sua parte e se adapte às inovações”, afirmou o palestrante.
“Estruturamos o evento com uma abordagem que destacou desde as soluções técnicas necessárias ao aumento de eficiência no armazém até informações relevantes sobre macroeconomia. Com isso, o visitante teve a oportunidade de realizar uma imersão em intralogística conectada, adquirindo conhecimento de alto valor agregado para tomar melhores decisões sobre seus investimentos em logística e sobre o que de fato faz sentido para a sua operação”, explica Kareen Ratton, gerente de Comunicação da KION.
Ela salienta que a programação desenvolvida mostrou aos participantes que todas as marcas juntas criam uma sinergia única, cobrindo todas as necessidades de intralogística. “Mais que vender marcas, temos a missão de disseminar o conhecimento para que tenhamos em nossas empresas opções de logística comparáveis às de mercados mais maduros. O networking agregou conhecimento e negócios para os participantes, que puderam fazer uma degustação de logística e inovação em três dias. A ressonância não poderia ser melhor. Já estamos sendo questionados sobre a próxima edição do evento, o que traduz o sucesso da iniciativa e o valor agregado gerado aos participantes”, finaliza Ratton.